COTAÇÃO CÁLCULO DE MOLAS DESENHO BUSCA POR FORNECEDORES TREINAMENTOS
Login Web Molas
 
 
 
:: Webmolas - o maior conteúdo de molas da web ::
Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024
Notícia : 19/10 - Criadas novas vagas também na indústria paulista

A indústria paulista gerou 4.334 postos de trabalho no mês de setembro, o que equivale a 0,22% sobre o mês anterior. Os números, divulgados ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), repetem o comportamento histórico da série, com crescimento do número de vagas sobre agosto. Mas a expansão ficou muito aquém dos 12.144 empregos gerados em igual período de 2004.


A expansão do emprego no mês passado foi a maior do ano desde o 0,38% registrado em maio, motivado sobretudo pelo início da produção com vistas ao fim do ano, período de maior crescimento das vendas do comércio. Mesmo assim, a expectativa é de que não ocorram grandes movimentos de contratações até o final do ano.


A se confirmar a negatividade histórica que a pesquisa do Ciesp aponta no mês de dezembro, a oferta de empregos no estado deve descer de patamar em 2005. "O mês de dezembro engole os resultados positivos de outubro e novembro. Tudo indica que o cenário de 2005 está dado", afirma Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia (Decon), do Ciesp.


A análise de Tabacof aponta para o fechamento do ano com acúmulo de oferta de postos de trabalho no patamar de 2,7% (contra 5% em 2004). Com isso, a expansão desceria dos 91,8 mil, registrados no ano passado, para a casa dos 53,2 mil.


"Não há mudanças abruptas na economia. Continua a sua perda de dinamismo, que se reflete no emprego", pondera o diretor do Decon. Na opinião dele, mesmo admitindo que haja continuidade na redução dos juros, seu efeito na geração de novos postos de trabalho só aparecerá em cerca de três meses. Já os eventuais benefícios do câmbio demorariam seis meses para impactar positivamente na economia.


Mapa da Mina – Segundo a divulgação da entidade, 13 dos 21 setores industriais pesquisados no Estado de São Paulo apresentaram crescimento na oferta de novos postos de trabalho no mês passado. Entre as regionais do Ciesp, Marília teve destaque, com dados que abrangem 28 municípios. O número de vagas nessa região cresceu 1,61% em relação a agosto, impulsionado especialmente pelo setor alimentício, segundo explica o diretor do Ciesp local, Paulo Roberto Boechat.


Também registraram destaque positivo as regionais de Araçatuba (1,33%) e Piracicaba (1%). As maiores negatividades ficam por conta de São João da Boa Vista ( -2% ), Araraquara (1,79%), além de Franca e Jaú (1% cada).


Já a capital paulista, que tem o maior peso no total do estado, registrou crescimento de 0,15% na abertura de novas vagas, com destaque para os setores de vestuário, material elétrico e metalúrgico.


Fátima Lourenço

Fonte: Diário do Comércio - Indústria - pág. 12 de 19/10/

Anuncie no Webmolas.com.br    Assine o Webmolas.com.br
 Contato    Cadastre-se
Resolução Mínima 800x600 © Copyright 2001 - 2007 WEBMOLAS