A fixação dos conceitos do Programa será feita através de cartilhas com dicas sobre hábitos alimentares e atividades físicas aos 180 mil alunos da rede Sesi/SP e Senai/SP
A Fiesp lança nesta quinta-feira (20/10), o Programa Educacional Prazer de Estar Bem, resultado da parceria entre o Comitê da Cadeia Produtiva do Agronegócio/Alimentação da Fiesp (CAL), Sesi/SP e Senai/SP, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O evento acontecerá no Centro Cultural Fiesp às 9h30.
O Programa trata-se de uma campanha que visa conscientizar os estudantes das redes Sesi/SP e Senai/SP sobre a importância da alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas. Serão beneficiadas diretamente 285 escolas das duas instituições instaladas em no Estado de São Paulo.
No período de 24 a 28 de outubro, os estudantes da rede Sesi/Senai de São Paulo participarão de palestras, assistirão a vídeos educativos, farão oficinas e receberão orientações sobre os alimentos, suas funções e como montar cardápios equilibrados e saborosos, aprendendo que é possível comer de tudo e se manter saudável. Também serão estimulados à prática esportiva e a transformar simples tarefas cotidianas em atividades físicas, que contribuam para o bem-estar, a manutenção da saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Na avaliação de João Guilherme Sabino Ometto, coordenador do CAL, o Programa abordará assuntos de saúde pública. “Os excessos na alimentação são tão prejudiciais quanto a ausência de atividades físicas. Quando esses dois fatores estão relacionados a um mesmo indivíduo, os resultados são extremamente prejudiciais à saúde”.
Para Edmundo Klotz, também coordenador do CAL, “Essa é uma grande oportunidade para mudar as estatísticas negativas na área de saúde, como o aumento da obesidade infantil, a desnutrição associada a maus hábitos alimentares e o crescimento das doenças cardiovasculares”.
Segundo Tereza Watanabe, diretora de Alimentação do Sesi/SP, esta iniciativa das indústrias do segmento de alimentação revela a maior conscientização dos empresários em relação às práticas da responsabilidade social. “Para ganhar novos mercados é preciso vender com responsabilidade e respeito ao consumidor e as indústrias estão cada vez mais conscientes desta nova realidade”.
O apoio SBC passa pela oferta de informações científicas e elaboração de materiais educativos. A Sociedade vê no Programa Educacional uma oportunidade para criar novo conceito de vida saudável em crianças e adolescentes para que não se tornem adultos obesos, hipertensos e cardiopatas. “A nova geração precisa ser mais saudável do que a atual”, afirma Antônio Felipe Simão, presidente da SBC.
Fabíola Quadros e Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp |